Tibério Azul e o Cenário Independente

 O cantor e compositor Tibério Azul, formado em publicidade, pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, e jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap. O trabalho do músico é independente, ele já passou pelo grupo Mula Manca e a Fabulosa Figura e a banda Seu Chico. Gravou há pouco tempo seu primeiro CD solo, intitulado Bandarra ou o caminho que vai dar no sol, inspirado na obra de Manoel de Barros.  

Tibério Azul em foto de divulgação. 


O que é ser um músico independente?

O mercado mudou muito, com o surgimento da internet, dos blogs, houve a falência das gravadoras, com isso, surgiram naturalmente pessoas que tomaram o lugar delas. As gravadoras funcionam como um sistema que inclui distribuição, marketing, setor de imprensa. Eu procuro fazer essas tarefas de maneira terceirizada, mas no mercado independente ainda há uma deficiência de produtores.

Músico independente recebe bom retorno financeiro?
Existem músicos independentes que ganham mais dinheiro desta forma do que com uma gravadora, fora isso eles são livres para criar e fazer as músicas da maneira como estão vendo o mundo. Dois exemplos de bandas que já receberam várias propostas de grandes gravadoras e nunca aceitaram é O Teatro Mágico e Cordel do Fogo Encantado.  E eles ganham mais dinheiro como estão.

Os artistas conseguem produzir material de forma independente?

As gravadoras não conseguem mais ter a amplitude de antigamente. Hoje você consegue passar pelos processos de uma gravadora de forma independente. O grande problema é que os artistas não estavam acostumados a gerir com isso tudo. Se o artista tiver organização o sistema independente funciona muito bem.

Você é a favor do download?

Sou totalmente a favor do download, sempre baixo um CD antes de comprar. As pessoas, hoje em dia, baixam músicas pela internet. A forma de consumir música mudou.  Particularmente, faço isso para conhecer o conteúdo da banda. A única coisa que não gosto é comprar algum CD em que o encarte não tem nenhuma qualidade. Quando vejo que é algo bem fininho, sem qualidade, fico decepcionado.

Você acredita que existem resistências das rádios em tocar as canções de artistas que não têm gravadora?

Sim, as rádios ainda não entraram no sistema, não tocam. Acredito que a causa é o jabá, ainda existe essa política de favores nas rádios. Por outro lado temos a internet a nosso favor. Claro, a maioria do público ainda se encontra nas rádios, mas a internet tem um grande alcance e muitas pessoas já estão lá.  

 
      Eu e Tibério Azul. 


Por Millena Araujo



0 comentários:

Postar um comentário